Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Como Funciona uma Polaroid?



mas antes compartilhe »»





Uma câmera de filme instantâneo Polaroid
Em 1947, um inventor chamado Edwin Land apresentou uma notável invenção ao mundo: um filme que era revelado em questão de minutos. Essa nova tecnologia de câmera instantânea foi um grande sucesso para a empresa de Land, a Polaroid Corporation(em inglês). Em 1949, a Polaroid faturou mais de US$ 5 milhões apenas com vendas de câmeras. Nos 50 anos seguintes, a empresa criou seu próprio nicho de mercado, vendendo milhões de máquinas de filme instantâneo e mais de um bilhão de filmes instantâneos.
Neste artigo, você descobrirá o que realmente acontece dentro de um filme instantâneo enquanto você espera a imagem aparecer. Apesar de parecer mágica, o processo é bem simples.
O filme instantâneo é igual ao utilizado em câmeras convencionais, mas com alguns elementos extras. Antes de falarmos das diferenças, vamos examinar rapidamente os filmes de fotografia em geral.
A idéia básica do filme é capturar padrões de luz usando produtos químicos especiais. A câmera expõe rapidamente o filme à luz presente em um cenário (normalmente por uma pequena fração de segundo), e onde a luz atinge o filme, inicia-se um processo de reação química.
Os filmes normais consistem em uma base de plástico coberta por umcomponente prateado. Quando esse componente é exposto a uma grande quantidade de prótons de luz, ele forma átomos de prata. Filmes preto e branco possuem uma camada de componente prateado, enquanto os filmes coloridos possuem três camadas. Nos filmes coloridos, a camada externa é sensível à luz azul, a do meio é sensível à verde a a última é sensível à vermelha. Quando o filme sofre exposição, as partículas sensitivas de cada camada reagem à cor de luz correspondente, criando uma gravação química dos padrões de luz e cor.
Para transformar isso em uma fotografia, você precisa revelar o filme utilizando mais produtos químicos. Um químico revelador transforma as partículas expostas em prata metálica. O filme é então tratado com três diferentes reveladores de cor contendo fixadores. As três cores são:
  • ciano (uma combinação de verde com azul claro);
  • magenta (uma combinação de vermelho com azul claro);
  • amarelo (uma combinação de verde com vermelho claro).
Cada um destes três tipos de reveladores reagem com uma das camadas de cor nos filmes. Em papeis fotográficos comuns, os fixadores se prendem às partículas que foram expostas. Em filmes de rolo coloridos, os fixadores se prendem às áreas não expostas.
A revelação de um filme colorido mostra uma imagem negativa - as cores aparecem opostas as cores originais. Em filmes de rolo, os dois reveladores que se prendem às áreas não expostas se misturam para formar as cores capturadas na camada exposta. Por exemplo, se a camada verde é exposta, o revelador amarelo e o ciano irão se prender dos dois lados da camada verde, mas o revelador magenta não irá se prender a camada verde. O amarelo e o ciano se combinam para formar o verde. Para mais informações sobre o processo completo, veja Como funcionam as câmeras fotográficas eComo funciona o filme fotográfico.
O processo de revelação da câmera de filme instantâneo combina as cores da mesma maneira que um filme de rolo comum, mas os produtos químicos responsáveis pela revelação já estão no próprio filme. Na próxima página, você verá como os reveladores são combinados com as camadas de cores.

Foto em instantes

Na última página, vimos que as câmeras com filme instantâneo possuem três camadas que são sensíveis a diferentes cores de luz. Debaixo de cada camada de cor, há uma camada reveladora contendo reveladores de cores. Todas essas camadas ficam sobre uma camada base preta e debaixo da camada da imagem, a camada tempo e a camada de ácido. Esse agrupamento é uma cadeia de reações químicas esperando para entrar em ação.
O componente que faz essa reação acontecer é o reagente, uma mistura de opacificadores (bloqueadores de luz), álcali (ácido neutralizador),pigmento branco e outros elementos. Ele fica acima da camada sensível à luz e debaixo da camada da imagem.
Antes da foto ser tirada, todo material reagente está guardado em uma bolha na borda do papel de filme plástico, longe do material sensível à luz. Isso impede que o filme seja revelado antes da exposição. Após tirar a foto, o papel fotográfico passa por um par de roletes ao sair da câmera (em outra configuração, normalmente usada por fotógrafos profissionais, o reagente e o revelador são armazenados em papeis separados que são pressionados contra o papel fotográfico por um certo tempo).
Os roletes espalham o material reagente para o meio do papel do filme, da mesma forma que se trabalha um rolo de massa. Quando o reagente é espalhado entre a camada da imagem e as camadas sensíveis à luz, ele reage com outras camadas químicas presentes no filme. O material doopacificador impede a luz de passar para as camadas abaixo, por isso o filme não é totalmente exposto antes de ser revelado.
Os reagentes químicos se movem para as camadas internas, mudando as partículas expostas de cada camada em prata metálica. Os produtos químicos então dissolvem o revelador de cor e ele começa a se espalhar pela camada da imagem. As áreas de prata metálica de cada camada - as partículas que foram expostas à luz - retêm cor por isso elas param de se mover.
Apenas os pigmentos das camadas não expostas irão se mover para a camada de imagem. Por exemplo, se a camada verde é exposta, o revelador da cor magenta não irá para a camada da imagem, mas o da cor ciano e amarelo irão. Essas cores se combinam para criar um filme verde translúcido na superfície da imagem. A luz refletida no pigmento branco presente no reagente passa pelas camadas de cores, da mesma maneira que a luz de uma lâmpada passa por uma foto em slide.
Ao mesmo tempo que esses reagentes químicos estão trabalhando nas camadas sensíveis à luz, outros reagentes químicos estão trabalhando nas camadas debaixo do filme. A camada ácida no filme reage com o álcali e o opacificador do reagente, fazendo que o opacificador fique claro. É isso que faz com que a imagem finalmente fique visível. A camada tempo diminui a ação do reagente enquanto passa pela camada ácida, dando tempo ao filme revelar antes de ser exposto à luz.
Uma das coisas mais legais sobre fotografia instantânea, observar a imagem aparecer lentamente, é causada por esta última reação química. A imagem já está totalmente formada na parte inferior, mas o clareamento do opacificador dá a ilusão que a imagem está se formando diante de nossos olhos.
Para mais informações sobre filmes instantâneos e fotografia em geral, veja os links na próxima página.
por Tom Harris - traduzido por HowStuffWorks Brasil



hey, compartilhe aqui embaixo também!

1 comentários:

Postar um comentário

se gostou do que leu e viu, comente e compartilhe sua opinião