Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Qual valor do seu site?



mas antes compartilhe »»





Seja por interesse em fazer um bom negócio ou mesmo por curiosidade, queremos saber o valor de mercado para a venda de nosso site. Porém, fica difícil ter ideia de tudo o que nós temos. Fazer uma planilha de gastos que tivemos para manutenção, divulgação, horas de trabalho, etc., pode ser um bom começo! Descubra quanto vale o seu site!
Após um longo trabalho e empenho para obter o melhor resultado possível, é natural que surja o desejo de saber qual o valor de toda essa dedicação. E isso não está presente somente na vida de desenvolvedores de sites, blogs, etc. Mensurar o esforço desprendido para realizar alguma tarefa é um papel difícil e que requer alguns critérios.

Mas, como calcular quanto vale o meu trabalho? Normalmente, os profissionais mensuram o valor do seu trabalho de acordo com as horas dedicadas a ele. Porém, para dar valor monetário a um site não basta apenas calcular as horas dedicadas para o seu desenvolvimento. Muitas outras variáveis devem ser analisadas para se chegar a um resultado final.
Essas variáveis podem ser tempo de existência do domínio, posição no mecanismo de busca do Google, anúncios, quantidade de visitas e de links externos, etc.

Mas, afinal, quanto vale o meu site?

Vamos por partes: Primeiro você deve verificar, aproximadamente, o tempo e o trabalho realizados para a elaboração dos artigos, no web design, na divulgação do conteúdo e na otimização do site. Colocar esses dados em uma planilha facilita a visualização e organiza os dados para você não se perder.
Alguns pontos técnicos também são relevantes para essa avaliação:
Estatísticas do site: qual o ganho que tenho com propagandas, qual o número médio de visitas, o número de inbound links (ou Backlinks), que são links presentes em outros sites que direcionam para o seu site, a popularidade, seu pagerank, que determina o conceito e a relevância de uma página.
Potencial do site: quais são as tendências do mercado, qual a expectativa de crescimento, qual é o público alvo, o nicho de mercado, etc.
Redes Sociais: Possuir um nome forte nas redes sociais também é muito importante para seu site, principalmente para atrair visitas e divulgar sua marca.
Nome do Domínio: Um nome significativo e relacionado com o conteúdo auxilia na hora de criar uma marca forte, que atraia a atenção dos usuários. O nome do domínio pode ter grande relevância na hora de calcular o valor do seu site.

Os cálculos

Há alguns cálculos aproximados bem populares para ter estimativa de valor do site.
Tradicionalmente, o preço de venda é calculado como sendo 10 vezes o arrecadamento anual + custo dos recursos reais.
Outras fórmulas matemáticas que são utilizadas para o cálculo do valor do seu site é: multiplicar por 2 o valor do rendimento do mesmo no último ano ou multiplicar por 5 a média dos rendimentos anuais. Obviamente, são técnicas imprecisas para o cálculo do valor, já que não levam em conta diversos outros fatores imprescindíveis e que agregam grande potencial ao site.
Cada perfil de site deve ter uma maneira diferente para realizar o cálculo do valor final, pois as regras gerais não são tão abrangentes.

Ferramentas on-line de Cálculo de valor do seu site

 Abaixo estão várias ferramentas utilizadas por aqueles que desejam avaliar determinado site. Essas ferramentas utilizadas para determinar quanto vale seu site analisam várias estatísticas, já citadas acima, e atribuem um valor.
SmartPageRank: Essa ferramenta possui várias funcionalidades e entre elas está a de gerar o potencial de venda de seu site. O Smart PageRank verifica o tempo de existência do seu domínio, oPageRank, a presença no diretório do Yahoo e no Dmoz e, também, faz verificação dos backlinks, das páginas indexadas e do tráfego Alexa, serviço que mede o número de usuários que visitaram determinado site.


Espero que tenha gostado do artigo!
Lembre-se que, na maioria dos testes, é muito relevante o tempo de vida do seu domínio para ter um conjunto de dados para o cálculo das ferramentas e que sites em Flash podem possuir valores discrepantes e não confiáveis para serem tomados como base de venda ou compra de um site.


hey, compartilhe aqui embaixo também!

2 comentários:

Anônimo disse...

nooooooooooosa!

Anônimo disse...

que massa!

Postar um comentário

se gostou do que leu e viu, comente e compartilhe sua opinião